sábado, 20 de fevereiro de 2016

Estudo comprova que cérebro humano reconhece a realidade de Deus

Um novo estudo mostra que o cérebro humano é capaz de reconhecer a existência de Deus, mesmo se a pessoa nunca tenha sido ensinada sobre ele. O doutor Shaheen E. Lakhan, diretor executivo da Global Neuroscience Initiative Foundation, falou sobre essas descobertas: “Psicólogos e antropólogos consideram que crianças que crescessem em um regime de isolamento teriam algum conceito de Deus. 

Alguns atribuem isso ao nosso senso inato de detectar padrões no mundo (como discernir predadores ou presas na natureza), enquanto outros propagam a noção de um “supersentido’- tendência cognitiva para inferir que existem forças ocultas operando no mundo.




O assunto não é exatamente uma novidade. O doutor Andrew Newberg, pesquisador do que é chamado de “neuroteologia”, relata que, o cérebro de pessoas que fazem orações regularmente mostrou melhoras na função cerebral. Ele passou muitos anos dedicando-se a estudar isso e já escreveu um livro sobre suas descobertas. Newberg explica que uma pessoa que ora com frequência experimenta melhorias de cerca de 10 a 15% na sua saúde.

“Temos certeza que a meditação e a oração ajudam a reduzir a depressão, a ansiedade e a pressão arterial. Sua prática altera a fisiologia das pessoas e, na maioria dos casos, de maneira positiva. Isso certamente acontece, no momento [da oração]. Mas as pessoas também descobriram que muitos desses efeitos são permanentes”, disse o doutor.



Nos últimos anos, os neurocientistas têm analisado essa questão de um ângulo diferente. Eles tentam descobrir como a crença religiosa “ocorre” dentro da nossa cabeça. Eles tentaram localizar a área (ou áreas) do cérebro onde a espiritualidade se manifesta e estudar como a crença religiosa é influenciada pelo nosso processamento sensorial.

O assunto parece estar em alta. O episódio do programa “Brain Games” no canal de TV da National Geographic (NatGeo no Brasil) que vai ao ar neste domingo (21) chama-se “the God brain”.
Para falar do assunto, o apresentador Jason Silva foi até Jerusalém, cidade sagrada para as três principais religiões do mundo. O objetivo do programa é investigar o quanto seus moradores estão dispostos a abrir mão (ou não) de suas crenças.


FONTE: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário