De acordo com a publicação, o homem, de 49 anos, de Sincelejo, no norte do país, viajou por diversas regiões do país, que incluiam áreas com casos das três doenças. O paciente deu entrada no hospital depois de passar dias com febre de 38°C, manchas nos braços e conjuntivite, além de manchas vermelhas no corpo. No local, passou por exames e recebeu diagnóstivo positivo para as três doenças.
Inicialmente, ele foi testado para dengue e chikungunya, tendo apresentado resultado positivo nos dois exames. A amostra foi posteriormente testada para zika, também sendo confirmada a infecção. Exames de outras doenças, como malária, retornaram negativas. Homens abandonam mães de bebês com microcefalia em PE: "Ele me culpou por ela nascer assim" "É o primeiro caso reportado na Colômbia e na América Latina dessa coinfecção entre dengue e chikungunya e provavelmente a primeira no mundo que também inclui zika", escreveram os pesquisadores Alvaro Faccini-Martinez, Carlos Botero-Garcia, Fabian Benitez-Baracaldo e Carlos Perez-Diaz, que assinam a pesquisa.
O paciente se recuperou bem das infecções e foi liberado. Os especialistas alertam para necessidade de pesquisas principalmente sobre o zika. — Apesar de casos de zika não terem sido descritos como severos, o espectro clínico da doença permanece incerto e, considerando o rápido desenvolvimento da epidemia na América Latina, o assunto merece uma futura análise. Médicos deveriam considerar chikungunya e zika em diferentes diagnósticos similares ao de dengue. Finalmente, mais pesquisas sobre essas doenças são necessárias, especialmente sobre o zika que tem informações limitadas em vários aspectos, incluindo formas potenciais de transmissão não-vetorial".
Zika vírus, febre chikungunya e dengue são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
FONTE: Portal R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário