terça-feira, 17 de setembro de 2019

Comunismo na China matou mais que o Holocausto

O Comunismo Chinês de Mao Tsé-Tung matou 45 milhões de pessoas na China de fome, espancamento e trabalho escravo entre 1958 e 1962, o número mundial de mortes na Segunda Guerra Mundial é de 55 milhões. 



Para o historiador Frank Dikotter, as mortes elevam Mao à posição de maior assassino em massa da história mundial. Dikotter teve acesso a arquivos históricos sobre o regime maoísta logo após serem abertos, em 2006. Os dados encontrados foram a base para o seu livro "A Grande Fome de Mao", lançado em 2010.


Segundo ele, a tortura, brutalidade e o assassinato sistemático de camponeses chineses é comparável à Segunda Guerra Mundial. Pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de fome, espancamentos ou trabalho excessivo na China entre 1958 e 1962; o número mundial de mortes na Segunda Guerra Mundial é de 55 milhões. "Ele se classifica ao lado dos gulags e do Holocausto como um dos três maiores eventos do século 20", diz Frank.

Em seu livro, Dikotter conta que houve um "grau impressionante de violência", catalogado em relatórios do Bureau de Segurança Pública. Os arquivos revelam que os agricultores das comunidades rurais eram vistos pelo Partido Comunista apenas como números para compor a força de trabalho; eram pessoas completamente desumanizadas.


FONTE: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário