quarta-feira, 6 de abril de 2016

EUA patrocinam escândalo de Panama Papers, declara WikiLeaks

Os representantes do projeto WikiLeaks declararam que o escândalo ligado com a publicação do vazamento batizado de Panama Papers (Papeis de Panamá) da empresa Mossack Fonseca que revelaram a ligação entre vários líderes mundiais e esquemas de offshore foi patrocinada pelos EUA.



Ainda de acordo com o site de denúncias, a publicação destes documentos é um ataque informático, dirigido diretamente contra a Rússia e o seu presidente, Vladimir Putin. A respectiva informação foi divulgada por via da página oficial do projeto na rede social Twitter.

A publicação divulgou:



Além disso, o portal insiste que o financiamento do escândalo mesmo não foi feito através de terceiras pessoas – foi diretamente realizado pelo governo dos EUA. 

“A OCCRP americana pode trabalhar bom, mas o fato de que foi o governo dos EUA que financiou diretamente o ataque contra Putin através de #PanamaPapers mina seriamente a sua reputação”, diz-se em outra publicação no Twitter do Wikileaks.



​O vazemento, divulgado em 3 de abril pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês) juntamente com o Projeto de Reportagem sobre Crime Organizado e Corrupção (OCCRP), revelou a existência de esquemas de corrupção usados por numerosas pessoas mundialmente conhecidas, trazendo informações sobre os negócios secretos de amigos e entorno próximo de vários políticos de alto escalão.

De acordo com o site oficial do OCCRP, a organização faz oficialmente parte da Rede de Desenvolvimento Jornalístico (Journalism Development Network em inglês), registrado no estado americano de Maryland.

Já USAID é a sigla em inglês para Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – um órgão do governo dos EUA que é considerado central de gestão na área de prestamento da ajuda no exterior. O administrador e vice-administrador do órgão são nomeados pela decisão do presidente americano após a aprovação do Senado. Além disso, o administrador da USAID deve coordenar as suas ações com as ordens do Secretário-Geral dos Estados Unidos.


FONTE: Sputnik News

Nenhum comentário:

Postar um comentário