sexta-feira, 8 de abril de 2016

Descoberto um Novo Tipo de Pesticida que Causa Autismo

Um tipo relativamente novo de pesticidas, os que é pulverizado sobre frutas e verduras, causa mudanças genéticas em neurônios, semelhantes às células do sistema nervoso humano envolvida no desenvolvimento não somente do autismo, mas do Alzheimer, segundo um estudo publicado pela revista “Nature Communications“.



Trata-se das estrobilurinas, pesticidas cujo uso foi aprovado somente no final dos anos 90: mais de 50 anos depois que foi diagnosticado e registrado pelos médicos o autismo. Os pesquisadores da Universidade de Chapel Hill, na Carolina do Norte, EUA, revelaram como as estrobilurinas danificam os neurônios.

Os cientistas expuseram as células cerebrais de ratos a mais de 300 pesticidas e fungicidas diversos. Estes lhes serviram para constatar que as estrobilurinas afetam as mitocôndrias, estruturas que mantêm o nível suficiente de energia necessária para o funcionamento normal das células. Estas substâncias nociva, reduz a atividade dos genes implicados no processo sináptico: a interação dos neurônios.



Ao mesmo tempo, as estrobilurinas aumentam a atividade dos genes responsáveis pela inflamação do sistema nervoso. O líder da pesquisa, Mark Zylka, explicou ao The Guardian que faltam mais estudos para estabelecer se os fungicidas afetam a saúde humana de forma semelhante ao dos ratos dos experimentos.

“A pergunta é se o químico chega ao nosso corpo em níveis suficientes para chegar ao cérebro e causa alguns dos efeitos que vimos nestes experimentos. O químico está em nossos alimentos em níveis bastante altos“, afirmou. Além disso, Zylka destacou que, graças ao estudo, mudou sua percepção do alimento que compra todos os dias.


FONTE: Notícias Naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário