O presidente turco fez uma declaração a bordo de avião dirigindo-se com a visita ao Japão.
“A situação está clara, uma violação do espaço aéreo turco é uma violação do espaço aéreo do OTAN. Tenho de dizer que as declarações e explicações russas sobre isso”, cita o canal televisivo NTV as palavras de Erdogan.
Também o presidente da Turquia avisou que a deterioração das relações bilaterais pode resultar em uma revisão do assunto de compra de gás russo por parte da Turquia.
“A Rússia deve ser sensível em relação a tais assuntos. Somos um comprador principal do gás russo. A perda da Turquia [como comprador do gás russo] será uma grande perda para a Rússia. Se for necessário a Turquia puder comprar gás de vários países”, afirmou Erdogan.
Além disso, destacou que a Turquia pode revisar o assunto sobre a construção da usina nuclear Akkuyu usando um projeto russo.
“Se os russos não construírem usina nuclear Akkuyu um outro alguém fará isso”, acrescentou Erdogan.
O Ministério da Defesa russo informou na segunda-feira (5) que em 3 de outubro o avião russo Su-30 entrou por um curto prazo de alguns segundos no espaço aéreo turco. Os representantes do ministério destacaram o incidente foi o resultado de desfavoráveis condições de tempo.
Na quinta-feira (8), o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, lembrou que a geografia do local de instalação do grupo de aviação russo na Síria exige que aviões tenham de realizar a aterrissagem da parte do norte. Sublinhou que “o relevo do terreno e a geometria de movimento é tal que em condições de má visibilidade“ o avião russo transpassou a zona de controle turco do seu espaço aéreo por um prazo muito curto.
“Não há outro sentido disso, e esta explicação, na minha visão, é completa, lógica e pode esclarecer o que aconteceu. Por isso continuaremos, se for necessário, o diálogo sobre este assunto com os colegas turcos, mas contamos em que perceberão a situação assim que está e perceberão os fatos como eles são”, disse Ryabkov.
Mais cedo, o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu disse que o incidente não levará às tensões nas relações entre a Rússia e a Turquia. Segundo Davutoglu, Moscou comunicou a Ancara que o incidente aconteceu por causa de um erro e assegurou que a mesma coisa não se repetirá.
FONTE: Sputnik News
Nenhum comentário:
Postar um comentário