terça-feira, 18 de junho de 2019

Bolsonaro nomeia reitor da UniRio e é chamado de "golpista"

O Presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (17) o professor Ricardo Silva Cardoso para o cargo de reitor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio). A escolha está sendo chamada de “golpe” por seus opositores.



A escolha está sendo chamada de “golpe” por seus opositores pelo fato de Cardoso não ter participado da “eleição” prévia, na verdade uma consulta à comunidade acadêmica. É a primeira vez que isso acontece em duas décadas e está previsto na legislação. Nos últimos anos, apesar de a lei ser clara e prever a escolha de reitor por meio de lista tríplice formada em Colégio Eleitoral composto por 70% de professores, na prática o que tem ocorrido desde a aprovação da lei 9.192 de 1995 é que as instituições realizam “eleições abertas”, geralmente com um terço do peso dos votos dos alunos, um terço para funcionários e um terço para professores – e o conselho apenas confirma essa consulta interna.

A sessão do dia 11 de abril terminou com gritos de “é golpe” e com o cartaz “Abaixo a intervenção bolsonarista. Que a comunidade acadêmica escolha”.


FONTE: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário