segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Morador flagra meteoro no céu em São Sebastião

Um morador de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, gravou a passagem de um meteoro no céu da cidade durante a madrugada desta quinta-feira (28). O objeto luminoso foi flagrado por uma câmera segurança do imóvel no bairro Porto Grande.  O autor do flagrante, Eduardo Santiago, participa de um grupo de monitoramento de corpos celestes e tem três câmeras viradas para o céu. Somente nesta madrugada, segundo ele, foram avistados 142 pontos luminosos - um recorde durante os três anos que monitora o céu.




“Desde abril de 2013, quando eu acompanho toda noite os objetos no céu por meio de um computador, esse foi meu recorde. Entre os 142 pontos luminosos estavam alguns menores, outros mais bonitos e alguns mais brilhantes, que eu consegui registrar”, contou o funcionário público Eduardo Santiago. Para Santiago, que integra um grupo de estudo de meteoros chamado Exoss, a causa do grande número de objetos no céu foi uma chuva de meteoros.

“Nosso grupo conta com astrônomos profissionais e estações de monitoramentos em sete estados. Normalmente por dia avistamos de 20 a 30 pontos luminosos, mas devido essa chuva de meteoro, esse número aumentou muito”, disse ao G1.


Astrônomo

Segundo o físico e astrônomo Othon Winter, professor da Unesp em Guaratinguetá, o objeto luminoso visto pelo funcionário público é um meteoro. Segundo ele, quando o fenômeno é observado a olho nu, é comum as pessoas classificarem, equivocadamente, que trata-se de uma estrela cadente.

Assista o vídeo: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/07/morador-flagra-meteoro-no-ceu-de-sao-sebastiao-assista-video.html


“Tudo realmente nos leva a crer que seja um meteoro, nas imagens é possível vê-los com um feixe de luz ao menos duas vezes, e logo em seguida deve ter se despedaçado. É um evento natural  e pode ser previsto”, afirmou Winter.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário