sábado, 20 de agosto de 2016

Mais de 50 cidades da China estão afundando, diz estudo

De acordo com o relatório resultante da pesquisa, a capital chinesa estaria sofrendo de subsidência — afundamento gradativo do solo — desde 1935 devido à exploração em excesso dos aquíferos subterrâneos da região. Conforme a água foi drenada, ao longo dos anos, o solo foi afundando, ainda que quase imperceptivelmente. Além disso, a situação é agravada pelo excesso de contruções sobre esse solo frágil.



O estudo afirma que este fenômeno ameaça a segurança “da população e da infraestrutura urbana”. Os pesquisadores propõem um monitoramento regular do solo para detectar possíveis riscos e pensar em estratégias de compensação para evitar que o afundamento continue.

Ainda segundo a pesquisa, a subsidência afeta mais de 50 outras cidades da China como Tianjin — onde houve uma explosão química no ano passado —, que afunda por volta de 17 centímetros anualmente. Outro exemplo é Xangai, que já afundou mais de 1,8 metros desde 1921.

Para Zhenhong Li, contudo, o problema pode ser controlado. Ele apontou que, devido a leis impostas em 2000 que limitam o uso da água subterrânea na região de Xangai, o fenômeno “está sob controle” na cidade. “A subsidência em Xangai era muito séria entre 17 e 20 anos atrás”, afirmou.


FONTE: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário