Alguns meses atrás cientistas chineses causaram furor internacional ao dizer que tinham modificado geneticamente embriões humanos criando híbridos, uma cientista do Instituto Francis Crick, de Londres, pediu ao órgão regulador de fertilidade do governo britânico licença para realizar experimentos semelhantes.
A pesquisadora e cientista de células-tronco chamada Kathy Niakan, salientou não ter intenção de geneticamente alterar embriões para uso em reprodução humana e que está buscando aprofundar a compreensão científica de como um embrião humano saudável se desenvolve, porém sabemos do risco que há ao fazer experimentos como esse.
Cientistas de todo o mundo estão atualmente debatendo o potencial uso futuro da nova tecnologia genética conhecida como CRISPR-Cas9, que permite aos pesquisadores alterarem praticamente qualquer gene visado, inclusive em embriões humanos formando os híbridos.
Embora a tecnologia possa permitir aos cientistas encontrar , alterar ou substituir defeitos genéticos, também tem o potencial de criar "bebês projetados" - conhecidos como humanos híbridos.
Biólogos chineses informaram em abril que tinham realizado os primeiros experimentos para alterar o DNA de embriões humanos.
FONTE: O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário