domingo, 27 de setembro de 2015

Eclipse total da superlua acontece Hoje

A Lua será a estrela de um grande espetáculo celeste no domingo à noite: Um eclipse lunar total se combinará com a chamada superlua, algo que não se via desde 1982 e não voltará a ser visto até 2033. No Brasil, o fenômero poderá ser visto a partir das 21h11min, quando a sombra da Terra começa a cobrir a Lua, e o eclipse total começará às 23h11min, horário de Brasília. 

A superlua é produzida quando o satélite natural da Terra coincide com sua máxima aproximação ao nosso planeta. Ainda que esteja a 354 mil quilômetros, aparecerá maior e mais brilhante que nunca. Está será a lua cheia mais próxima deste ano.



O cientista da NASA Noah Petro espera que o fenômeno celeste desperte maior interesse na Lua. Como subdiretor do projeto Sonda Orbitante Lunar, estuda a órbita da Lua desde 2009.

“A Lua é um lugar dinâmico. Desde o projeto temos vistos mudanças na superfície da Lua. Vemos que não é um corpo celeste estático e morto... É um grande objeto astronômico que temos em nosso quintal... As pessoas deveriam sair para observá-lo”, disse Petro.

O eclipse total vai durar mais de uma hora e será visível, caso o clima permita, na América do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia Ocidental.

FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário