O documento deve ser votado pelo colegiado na sexta. Independentemente do resultado, será levado ao plenário da Casa na semana que vem.
Caso a maioria simples dos senadores assim decida, a presidente Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias e processada pelo Senado. Nesse período, o vice Michel Temer assumiria a Presidência da República.
Próximos passos
A discussão do parecer de Anastasia será feita amanhã (5), quando o advogado-geral da União, José Eduardo Cardoso, responsável pela defesa da presidente, terá uma hora para contrapor as conclusões do relator. Em seguida, os senadores passam a debater o parecer que será votado pelo colegiado nesta sexta-feira (6).
Na Comissão Especial o documento precisa do apoio da maioria simples dos senadores, ou seja, metade mais um dos que estiverem presentes a sessão. Se admitido, também em votação por maioria simples, Dilma será imediatamente afastada do cargo por até 180 dias. Nesse período, o vice-presidente Michel Temer assumirá a presidência da República.
Enquanto isso, no Senado, a Comissão Especial retomará o processo para iniciar a fase de instrução e emitir novo parecer. Não há prazo para que o Senado faça o julgamento sobre o impedimento da presidente.
FONTE: BBC Brasil e Noticias Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário