terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Jovens que consomem maconha têm maior risco de AVC

Acidentes vasculares cerebrais (AVCs, ou derrames cerebrais) sofridos por adultos jovens que consomem maconha são mais propensos a serem isquêmicos, em comparação com os acidentes vasculares cerebrais sofridos pelos não-usuários, de acordo com uma pesquisa publicada 26 de outubro de 2015 na revista Journal of the American College of Cardiology (JACC).

Pesquisadores examinaram 334 pacientes com idade inferior a 45 anos que foram hospitalizados por acidente vascular cerebral isquêmico, entre 2005 e 2014. Um total de 58 pacientes da coorte eram usuários de maconha. 




Os resultados mostraram que a estenose arterial intracraniana foi a causa de acidente vascular cerebral em 45% dos usuários de cannabis em comparação com 14% dos não-usuários. 

Na internação hospitalar, os usuários de maconha e não usuários apresentavam deficiência motora unilateral semelhante, mas os consumidores de cannabis apresentavam mais transtornos visuais e menos afasia em comparação aos não-usuários. A independência funcional foi similar em ambos os grupos.

Segundo os autores, os dados mostram que a capacidade funcional favorável é comum em pacientes jovens com AVC, independentemente do consumo de cannabis. Isto é provavelmente relacionado com a plasticidade cerebral compatível com a idade dos pacientes.

Segundo a editoria do JACC, os efeitos da maconha foram considerados benignos por um longo tempo; no entanto, continuam a surgir evidencias sobre a relação entre seu uso com acidente vascular cerebral.


FONTE: Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário