A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira em sua emissora de televisão estatal que realizou seu primeiro teste com uma bomba nuclear de hidrogênio, pouco depois que um terremoto de magnitude 5.1 foi detectado no nordeste do país como consequência da detonação atômica.
Com isso, este seria o primeiro teste realizado pelo regime de Pyongyang com uma arma termonuclear, cuja detonação é muito mais poderosa que a dos dispositivos atômicos convencionais que o país utilizou em seus três experimentos anteriores, em 2006, 2009 e 2013.
"Agora somos um estado nuclear que também possui a bomba de hidrogênio", disse um locutor em um noticiário especial de cerca de cinco minutos de duração, exibido pela emissora de televisão estatal "KCTV", ao meio-dia local (1h30 de Brasília).
A Coreia do Norte também anunciou através da agência estatal de notícias "KCNA" que o líder Kim Jong-un ordenou no último dia 15 a realização do primeiro teste com uma bomba de hidrogênio.
Antes do anúncio norte-coreano, centros sismológicos de Coreia do Sul, EUA, China e Japão tinham detectado um terremoto com magnitude entre 4,2 e 5,1 no nordeste do país, perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, onde ocorreram as provas anteriores.
A detonação de hoje acontece menos de um mês depois que o regime de Kim Jong-un mencionou pela primeira vez que possuía a bomba de hidrogênio, uma afirmação que não pôde ser verificada pela comunidade internacional.
O governo da Coreia do Sul, por sua vez, convocou reuniões de emergência de diferentes departamentos para analisar dados que possam lançar uma luz sobre o fato e tentar verificar se o teste corresponde ou não a um explosivo termonuclear.
A bomba H é milhares de vezes mais potente que uma bomba nuclear comum, como as lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Assim, caso a Coreia do Norte tenha realmente conseguido desenvolver a tecnologia termonuclear, isso representaria um importante desafio à comunidade internacional em matéria de segurança.
Em resposta aos três testes realizados anteriormente, o Conselho de Segurança da ONU impôs fortes sanções à Coreia do Norte que limitam de forma rígida suas transações internacionais e agravam o isolamento econômico do país.
FONTE: Noticias Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário