segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Ex-superintendente do Ibama no Acre foi preso pela PF

Entre os presos pela Polícia Federal por crimes ambientais na Operação Ojuara,  está o  o ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre, Carlos Francisco Augusto Gadelha.



Entre as prisões estão quatro policiais militares de Boca do Acre (AM), cinco pessoas do Ibama no Acre e mais quatro fazendeiros do Amazonas. A PF-AC informou que foram apreendidos cinco armas de fogo, munições, um avião monomotor, cinco caminhonetes, 11 tratores, mais de 7 mil cabeças de gado, celulares, mídias e cerca de R$ 800 mil.

São 18 mandados de prisão preventiva e 36 de busca e outras diligências. Os investigados somam R$ 147 milhões em multas do Ibama, referentes a 86 mil hectares da Floresta Amazônica. Em coletiva na sede da PF, Negraes conta que a quadrilha funcionava em função do desmate ilegal para a criação de gado e arrendamento de terras. Ele explicou que dentro do grupo haviam pessoas destinadas para manter o esquema.

“Essa organização praticava grandes desmatamentos da Floresta Amazônica e envolvia atos de corrupção dos servidores do Ibama, atos de corrupção envolvendo alguns policiais militares do Amazonas e envolvendo ameaças e expulsões de pequenos proprietários rurais, quando foi identificada, inclusive, uma tentativa de homicídio”, diz.


FONTE: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário