quinta-feira, 14 de julho de 2016

Caminhão atinge multidão na França e deixa dezenas de mortos

Um caminhão teria atingido a multidão que participava das celebrações do Dia da Bastilha na França e deixado pessoas mortas na cidade francesa de Nice (Sul da França), segundo a imprensa local. O incidente teria acontecido durante uma queima de fogos em uma avenida costeira da cidade chamada Promenade des Anglais. Uma imagem no Twitter mostra cerca de dezenas de pessoas deitadas na rua, alguns já recebendo atendimentos.



A prefeitura local pediu às pessoas da região que ficassem em casa e chamou o incidente de "um ataque". O prefeito, Christian Estrosi, afirmou que "o motorista de um caminhão aparentemente matou dezenas de pessoas". Alguns relatos também citaram tiros trocados entre policiais e as pessoas que estariam no caminhão, mas isso não foi confirmado. Sebastien Humbert, subprefeito do departamento dos Alpes Marítimos, disse a uma TV francesa que "talvez 30 pessoas tenham sido mortas" no incidente, que também pode ter deixado 100 feridos. 



Segundo ele, o motorista do caminhão foi morto depois com um tiro. O Twitter oficial do Ministério do Interior afirmou que o motorista "foi neutralizado" e que a polícia já está investigando se ele agiu sozinho. Já a agência de notícias AFP cita pelo menos 60 mortos de acordo com informações de autoridades locais. Ainda não a confirmação oficial sobre o número de vítimas. Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais mostra pessoas correndo nas ruas e o pânico tomando conta da multidão logo após o incidente.



Um repórter do jornal Nice Matin estava na região e relatou que havia "muito sangue e, sem dúvidas, muitos feridos".Caminhão atinge multidão durante comemoração na França; há relatos de mortos. Outra imagem publicada no Twitter mostrava o caminhão parado no meio da avenida com algumas partes da frente amassadas e quatro policiais observando enquanto se protegiam atrás de uma árvore. Um repórter da agência France Presse disse que o incidente ocorreu no fim da queima de fogos: "Nós vimos as pessoas sendo atingidas e pedaços de detritos voando ao redor".

Uma testemunha falou à TV francesa BFM: "Todo mundo estava gritando 'corram, corram, corram, é um ataque, corram'. Nós ouvimos alguns tiros. Achamos que eram os fogos, porque é o 14 de julho."  "O pânico se espalhou. Começamos a correr porque não queríamos ficar ali e entramos em um hotel para ficar em segurança", afirmou. Roy Calley, que também estava na região na hora do incidente, disse à BBC que "milhares de pessoas estavam lá quando tudo aconteceu".


FONTE: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário