quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Macron pede negociações de paz entre Israel e Palestina

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu na presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o “reatamento das negociações” entre israelenses e palestinos para se chegar à solução de dois Estados. “As condições das negociações e da paz não devem ser questionadas na prática”, disse Macron, em seu primeiro encontro bilateral com o chefe do Executivo israelense.




O presidente francês também disse que compartilha “as inquietações israelenses sobre o armamento” do grupo xiita libanês Hezbollah, e anunciou que tem a intenção de continuar com a ação “diplomática” para “erradicar” esta ameaça. Macron, que lembrou as milhares de mortes e os milhões de deslocados no conflito na Síria, insistiu na “necessidade de uma transição inclusiva e sustentável” e na busca de “uma paz justa para os sírios”.



O mandatário francês assegurou que “a convergência de pontos de vista” sobre esta questão “é grande” entre os dois países, como também é “na luta contra os grupos terroristas”. Netanyahu confirmou as palavras de Macron ao afirmar que ambos compartilham “o mesmo desejo de um Oriente Médio pacificado” e indicou a “possibilidade crescente de cooperação” para consegui-lo, sobretudo porque França e Israel têm que “reagir a ameaças comuns”.


FONTE: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário