terça-feira, 10 de novembro de 2015

Especialistas dizem que Terra girando mais rápido não afeta a vida no planeta

O fato de um estudo preliminar da Nasa (agência espacial americana) mostrar uma alteração na velocidade de rotação da Terra devido ao terremoto no Chile não deve assustar os habitantes do planeta, segundo especialistas em geofísica. 

O comunicado da agência explica que o tremor de grande impacto provocou uma mudança na distribuição da massa terrestre. Com isso, o eixo central do planeta foi deslocado em oito centímetros. A Terra, então, demora menos que 24 horas para dar uma volta em torno de si mesma (rotação), deixando os dias 1,26 microssegundo mais curtos. 



A mudança é imperceptível e, segundo o professor Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório de sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), não afeta diretamente as pessoas. 

- Trata-se de mudanças que já aconteceram, sem impacto na vida das pessoas. A tendência é que, com o avanço das tecnologias, esse tipo de alteração seja cada vez mais identificado. 

Ele citou como caso semelhante o forte tremor de 9,1 graus na escala Richter que deu origem ao tsunami devastador nos países da Ásia em 2004 e deixou o dia 6,4 microssegundos mais curto. 

Afonso Vasconcelos Lopes, professor do Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo), diz que as mudanças são irrelevantes.

- Esse tipo de alteração no eixo da Terra só é importante no tempo geológico, ou seja, em milhões e milhões de anos com a acumulação de sucessivos tremores. Nesse caso [apresentado hoje pela Nasa], um evento individual não é importante.


FONTE: Noticias R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário